Público Alvo:
Profissionais Médicos com comprovação de Residência Médica em uma das seguintes áreas: Clínica Médica; Medicina Intensiva; Medicina de Emergência; Cirurgia Geral; Pediatria ou Anestesiologia, já cumpridos em programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC).
Objetivos:
Formar médicos especialistas com competências ao estudo, pesquisa e inovações nas propostas de medidas médico-terapêuticas para a adaptação, prevenção, proteção e tratamento do ser humano no seu processo de interação com o meio aéreo e espacial bem como as contra-medidas.
Diferenciais:
Trata-se do primeiro programa de residência médica em medicina aeroespacial no Brasil.
Os médicos serão treinados nos aspectos operacionais da medicina aeroespacial: certificação medica aeronáutica, saúde do aeronauta, saúde dos passageiros da aviação em geral e da espacial, transporte do paciente por via aérea, resgate aéreo, certificação médica aeronáutica, bem como pela pesquisa biomédica espacial. Também serão capazes de criar medidas protetivas da saúde frente a populações expostas a ambientes incomuns ou extremos como os da: aceleração, micro gravidade, hipobáricos, radiação e monitorá-los a distância entre outros . Também irão conhecer os aspectos físicos e de engenharia do ambiente de voo e aprenderão a gerenciar as questões relacionadas a segurança do voo em toda a sua amplitude . Receberão os conhecimentos necessários para atuar na segurança pública sob o conhecimento das agências reguladoras.
A experiência prática inclui: rodízios nas clínicas com foco na saúde de tripulantes e passageiros, bem como na saúde ocupacional pericial dos aeronautas; transporte aeromédico e resgate de passageiros enfermos; aprender a visualizar a eficácia das medidas terapêuticos sob a bioestatística. Os rodízios prepararão o residente por meio de experiências supervisionadas de gerenciamento clínico, para ser eficiente em todas as competências da medicina aeroespacial através do trabalho com especialistas nacionais e internacionais nas disciplinas de medicina aeronáutica e espacial.
Programa:
Air Jet: Elos de Segurança; Transporte e Resgate Aeromédico; Fator material e Tecnológico Espacial
Pronto-atendimento: Emergência Prática
Aeroporto: Emergência em Aviação
Empresa Aérea: Doenças Prevalentes
Clínica Certificação Médica: Saúde Ocupacional
Treinamento em Medicina Aeroespacial ambientes hostis e extremos
Perfil de Atendimento:
O atendimento é humanizado e voltado ao paciente de modo integral e de forma acolhedora, além de ser tutorado por equipe médica de especialistas, que promovem preceptoria assistencial e de ensino.
Locais de Estágio:
Air Jet
Hospital Sancta Maggiore Dubai
Núcleo de Medicina Avançada e Diagnóstica Prevent Senior Alemanha
Instituições Parceiras
Vagas:
Serão oferecidas 02 (duas) vagas com duração de 02 (dois) anos.
Carga Horária:
60 horas semanais.
Credenciamento:
O Programa de Residência Médica em Medicina Aeroespacial do IPS é reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica CNRM/MEC sob o parecer nº 1041/2022, com emissão de certificado ao final do Programa.
Supervisora:
Dra. Vania Elizabeth Ramos Melhado
Compartilhe com
a sua rede!