No dia 12 de novembro de 2025, o Instituto Prevent Senior realizou o “Curso de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e a Importância da CIHDOTT”, reunindo 130 profissionais da saúde para um dia inteiro de capacitação, atualização e troca de experiências.
O curso dedicou atenção especial ao tema da doação de córnea, destacando seus critérios, fluxos e importância no cenário de transplantes.
A abertura contou com a presença do Dr. Eduardo Parrillo e do Prof. Dr. Elias Jirjoss Ilias, que ressaltaram o papel humano e ético que os profissionais exercem nesse processo.
Durante sua fala, o Dr. Parrillo apontou a atitude que deve prevalecer nesse processo delicado:
“De uma morte, uma outra vida vai continuar…é complexo, difícil, mas também pode ser bonito quando tratado com dignidade. E eu sei que vão fazer isso, porque esse é o DNA da empresa e de vocês.”
Em seguida, a Dra. Daniella Cabral de Freitas, em parceria com Priscila Fukunaga, conduziu o curso e sua programação.
Programação e temas abordados
Ao longo do curso, os profissionais participaram de palestras e simulações realísticas sobre temas como:
Além dos conteúdos teóricos, o curso contou com dinâmicas práticas de exame físico para diagnóstico de morte encefálica e simulações de comunicação de más notícias.
Capacitação que transforma a prática
O Instituto Prevent Senior organiza ações envolvendo equipes médicas, enfermagem, equipes multidisciplinar e administrativa em conjunto com as unidades Hospitalares e Pronto Atendimento da Rede Sancta Maggiore.
O objetivo é aprimorar os serviços e firmar as parcerias para promoção do bem estar coletivo e social, contando com os membros da CIHDOTT da Rede HSM.
“Esse treinamento fortalece os profissionais da saúde para que continuamente realizem os processos e fluxos com agilidade e excelência”, enfatiza Paula Girotto, do time de Qualidade do Instituto Prevent Senior.
Os participantes receberam certificado de participação e seguem agora como “multiplicadores de conhecimento” dentro de suas unidades, contribuindo para que mais vidas possam ser transformadas pela doação de órgãos.